26 de outubro de 2015

A VERDADE A QUE TEMOS DIREITO



Sócrates foi a uma secção do PS de Vila Velha de Ródão conferenciar (ou seja, numa fuga para a frente agitar as pequenas massas que o foram vistoriar). E de acordo com diversos comentadores não se eximiu a, no mais puro estilo leninista de escada-abaixo, exalar a "verdade a que temos direito"...


O sr. José Sócrates Pinto de Sousa é um aventureiro político, um verdadeiro "condottieri" à guisa de Mussolini ou do velho Rosas sul-americano. Em vista disso é um indivíduo cuja concepção de verdade é elástica, tão elástica que o certifica como um tipo que diz a “verdade” que lhe convém.


Muitos o têm classificado como megalómano. Não sei se o é, prefiro colocá-lo apenas no patamar da política, ou baixa política, que o enforma. E, aí, tem-se mostrado uma figura na qual se corporiza tudo o que de mau, de mais rasca, existe neste país e até na Europa em que se move: a pedantice camuflada de colações de grau, a mediocridade trajada de dinamismo balofo, a liderança à guisa dum antigo Piero Del Ponte ou dum Giovanni Da Negri, esses quatrocentistas que ficaram na História de Itália como sicários e “homens de destino”.


Independentemente de ser eventualmente um vigarista – o Sistema Judicial o julgará, que a nós não nos caberá tal acto – é como político um tipo para quem a História será dura. Um mau elemento como político, talvez mesmo um mau elemento como pessoa. O Futuro aí estará para o avaliar, pois “à História eles não escapam”.

1 comentário:

Anónimo disse...

O eng.º Sousa prepara-se para começar uma lavagem ao cérebro dos portugueses com sabonete de rosas. Esta é a ensaboadela que precede a sabonária. Um dia virá em que se apresentará como o herdeiro directo e indiscutível do pai do partido, o dr. Soares. Depois...

David Caetano